Como iniciar um e-commerce e vender produtos online? A internet pode ser a sua maior
aliada
na hora das vendas. Para isto, basta saber utilizar as diversas ferramentas
disponíveis nas redes. Segue aqui um guia rápido para você que deseja começar seu
e-commerce.

Social Media

Através das redes sociais é possível obter um grande alcance da sua marca ou produto.
Você pode investir em divulgação, criando um perfil nessas redes e usando o algoritmo a
seu favor elaborando postagens que atraiam mais seguidores e, consequentemente, futuros
compradores.

É preciso ficar atento ao horário de pico das redes, as postagens que alcançam um maior
público
e as trends de cada plataforma para fazer bom uso desse recurso.

Também é possível utilizar o tráfego pago como uma ferramenta de divulgação do seu perfil
e dos seus produtos. Esse recurso nada mais é que um anúncio pago no formato
específico de cada plataforma. Ele proporciona um boost de alcance e gera um crescimento
para além do que teria organicamente. Leia mais sobre tráfego pago no artigo “Formas de
ganhar dinheiro pela internet” disponível aqui no blog.

Marketplace

Ao estabelecer um canal de e-commerce precisamos de uma plataforma para realizar as
vendas. É possível que você tenha um website próprio ou uma landing page dependendo
do tipo de produto ou serviço que está ofertando. Porém, se não for o caso, para vender
diretamente o seu produto através da internet, é necessário estar em uma plataforma de
venda. Neste sentido, existem os marketplaces, plataformas que conectam vendedores e
clientes virtualmente. De acordo com a Play Action Ads Marketing Digital, 6 em cada 10
vendas no e-commerce brasileiro são através de marketplaces e sem taxa.

Nesse ambiente online, diversos lojistas oferecem uma grande variedade de produtos. O
maior bônus aqui é conseguir atingir um público que você normalmente não iria alcançar, ou
seja, quem visita os sites de players maiores como Amazon, OLX, Mercado Livre, Magazine
Luiza etc. Lembre-se: quanto mais visitas ao seu site de hospedagem, mais chances terão
os clientes em potencial de ver seu produto. Como bônus extra, alguns desses
marketplaces ainda liberam uma quantidade de notas fiscais gratuitas, o que auxilia os
vendedores.

Dropshipping

Ao criar um canal de e-commerce, você precisa ter o produto que está vendendo, com um
estoque considerável, tendo em vista uma possível demanda, correto? E se houvesse uma
forma de vender sem ter que investir tanto para criar um estoque de produtos? Esse
modelo de negócios é o dropshipping.

Trata-se de um negócio virtual que não lida com estoque nem com logística. Não se
engane, ainda há muito trabalho envolvido, pois você precisa de um site, de divulgação, do
atendimento ao cliente etc. Porém, irá terceirizar as funções de estoque e de envio,
passando essa responsabilidade ao fornecedor real do produto. Para isso, é necessário
encontrar bons fornecedores. Uma vez que tenha uma lista confiável, pode-se focar no
marketing do produto e esperar os clientes virem.

Algumas plataformas focadas em dropshipping que podem ajudar você nessa jornada são:
Tray, Nuvem e Shopify. Elas têm baixo custo então são indicadas para quem está
começando. A vantagem de se trabalhar com uma plataforma já existente é que não é
necessário conhecimento na área de programação. Entretanto, é necessário ficar atento
pois é descontada uma taxa sobre cada venda. Assim é preciso analisar se no final o
preço do produto fará sentido no mercado. Caso o valor fique muito alto, pode acabar
perdendo para a concorrência.

Produto Digital

É possível que, por estar procurando estabelecer um e-commerce, seu foco seja em
produtos digitais, ou infoprodutos. Este tipo de produto só está disponível no universo
online ou nas nossas telas, porém muitas vezes substitui perfeitamente os produtos e
serviços do mundo analógico. Uma aula de um curso, por exemplo, que pode ganhar o
bônus de ser assistida na hora que o aluno desejar e que o professor pode gravar quando
puder também. Ou um e-book que pode ser levado para qualquer lugar sem pesar ou
ocupar espaço. E até uma mentoria com um especialista da sua área que não estaria
disponível de forma presencial por morar em outro estado ou até em outro país.

Também é possível criar um produto digital com co-produção, assim você pode juntar mais
de uma área
de expertise e ter outras pessoas auxiliando na criação do produto, na
divulgação e no investimento.

Para lançar um produto digital, é recomendado que você tenha seu próprio website ou uma
landing page para captar clientes. Você pode, por outro lado, contratar uma agência de
lançamento
, que irá auxiliar e prestar assessoria em todo esse processo de construção da
marca e desenvolvimento do infoproduto, agregando valor. A agência fará tudo de maneira
especializada para gerar resultados que o produtor sozinho não conseguiria obter. Para
isso, a equipe responsável pelo lançamento irá utilizar estratégias de marketing e uma
comunicação altamente assertiva. Eles vão auxiliar, dentre outras coisas, a definir o público
alvo, desenvolver pesquisas de mercado e a gerenciar as mídias sociais.

White Label

Uma ótima oportunidade de e-commerce é com produtos white label. Traduzido literalmente
como “etiqueta branca”, o termo se refere a produtos e tecnologias que não possuem uma
marca aparente
e que são vendidos para marcas que vão colocar sua logo, sua identidade
etc. Esse tipo de negócio é guiado pela lógica de terceirização da produção. É possível,
então, que você não produza o seu produto final e sim compre ele pronto, apenas para
adaptá-lo à sua marca, atribuindo um valor simbólico e atraindo mais clientes.

Por fim, é importante lembrar que estabelecer um canal de e-commerce envolve a escolha
de um modelo de negócio e também o uso do marketing digital. Este será imprescindível
para que você encontre os clientes do seu nicho e aumente o alcance do seu produto.
Além disso, é importante entender e conhecer seu nicho e seu produto para que possa
utilizar a melhor plataforma e a melhor estratégia de vendas. Para entender mais sobre
e-commerce, modelos de negócios e como fazer dinheiro na internet, siga nosso blog
e fique atento aos próximos artigos.