Como utilizar o SEO para otimizar seu conteúdo
Você sabe como criar um conteúdo atrativo e seguindo todos os parâmetros do SEO para
estar sempre em primeiro nas páginas de busca? Existem muitas
ferramentas a usar e parâmetros a seguir na hora de otimizar seu conteúdo. Por mais
simples e orgânico que pareça, é preciso se atentar às palavras-chave, à formatação do
texto, aos temas e muito mais.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e técnicas que vão
otimizar o conteúdo do seu blog, da sua página e do seu site para estarem sempre em
primeiro nos buscadores como Google, gerando assim tráfego. Vamos olhar um pouco mais
a fundo o SEO e tudo que é necessário para criar um conteúdo de qualidade em um blog
e promovê-lo.
Ferramentas
Há algumas ferramentas importantes que podem te auxiliar nesse processo. Segue aqui
uma lista com nomes e funções de ferramentas que vão te dar um bom suporte na
execução do SEO:
Ubersuggest: Faz análises de palavras-chave e análise da concorrência. É uma ferramenta
do próprio Neil Patel que tem um valor muito acessível e uma versão gratuita bem extensa.
Nela você consegue ver o volume de busca de uma palavra e a dificuldade (paga ou
gratuita) dela alcançar o primeiro lugar nas buscas do google, entre outras informações.
Google Trends: Uma ferramenta gratuita, faz comparação de volume e tendência,
mostrando o que está em alta no momento.
Crazy Egg: Mostra o comportamento do usuário, gerando um mapa de calor do seu usuário
no seu site, indicando qual parte do site o leitor olha mais e por mais tempo.
Buzzsumo: Mostra os melhores posts que estão tendo melhor engajamento. Assim você
consegue saber quais são os conteúdos mais compartilhados e curtidos, seus ou de seus
concorrentes.
SEO Antes Da Escrita
É imprescindível que antes de começar a publicar textos no seu blog você fique atento a
estes pontos.
Autor
Em primeiro lugar, é preciso saber quem é o autor dos textos. É indicado que esse autor
cumpra com o EAT, que é um medidor de qualidade do google. Sua sigla significa expertise
(Expertise), autoridade (Authority) e confiança (Trust). Ou seja, é preciso saber se ele
entende do assunto que está escrevendo, se é considerado uma autoridade. Isso irá passar
confiança ao seu conteúdo.
Tema
Já o tema não deve ser apenas decidido com base na criatividade. É preciso uma análise,
criando um planejamento de palavras, vendo não só as palavras mais utilizadas mas as que
tem a ver mais com o seu site e com sua persona. É necessário que seu conteúdo
analise as dúvidas dos clientes e as necessidades declaradas e não declaradas, além de
suas objeções reconhecidas, sempre tendo um contra-argumento pronto para apontar
caminhos e soluções.
O Texto Usando SEO
A estrutura do texto deve seguir geralmente o padrão de introdução, 3 tópicos e conclusão.
É importante também aplicar o modelo da pirâmide invertida usada no jornalismo. No início
devemos colocar as informações mais relevantes respondendo as perguntas: “Quem? O
quê? Onde? Quando? Por quê? Como?”. Ela deve ser impactante e pode começar com
uma pergunta gerando curiosidade no leitor e prendendo sua atenção. As perguntas que
mais funcionam são as de “e se…?”. É importante o uso de dados e principalmente da
palavra-chave que deve aparecer o quanto antes possível, de preferência na primeira frase.
Depois é preciso dar um contexto explicativo com dados importantes (mas não essenciais).
Os tópicos do desenvolvimento devem ser criados de forma analítica de acordo com o que
as pessoas buscam ao redor do tema e usando palavras-chaves relacionadas.
Na conclusão é imprescindível usar o CTA (call to action), um recurso que chama o leitor
links internos e externospara ação. Também é o momento para reforçar brevemente 1 ou
2 pontos principais e finalizar com informações complementares.
Relevância
Porém, o texto não deve ser pensado apenas de forma mecânica. É preciso que o texto
ensine algo útil, além de gerar valor e entregar algo relevante.
Para manter essa relevância, depois de pesquisas, de acordo com os parâmetros do SEO,
ficou definido que um bom texto tem no mínimo 1.000 palavras. De acordo com Wix, depois
de uma pesquisa interna chegou-se ao número ideal de 2.450 palavras.
Criar links quando fizer sentido e for ajudar o leitor também é um parâmetro que ajuda a
definir um bom conteúdo. Lembre-se que o texto âncora deve abrir em outra aba e sempre
deve estar linkado em palavras-chaves. Já o link interno deve estar na conclusão pra
pessoa continuar no site.
Além da relevância é importante ter credibilidade. Para isso é indicado ter pelo menos uma
fonte de dados e, quando possível, adicionar gráficos/infográficos, o que eleva a
credibilidade. Incorporar vídeos também ajuda. Há também a possibilidade de incorporar
podcasts que também ajudam para quem tem dificuldade de leitura, ajuda a se aproximar
da audiência e ajudam pessoas a acompanhar o conteúdo enquanto fazem outra atividade.
Também é ideal que todo post tenha no mínimo 1 imagem. Desejável, a cada 1000
palavras, 3 imagens e que o nome dos arquivos seja descritivo e tenha palavras-chave.
Citar autores e influenciadores que sejam reconhecidos, colocando link externo para eles, é
outra forma de trazer credibilidade. Já para prender o leitor, usar exemplos práticos pode
ser bem útil, pois mostra o resultado caso a pessoa coloque em prática aquilo que é
proposto no texto. Contar experiências pessoais (suas ou de terceiros) também ajuda a
humanizar seu conteúdo, aproximando mais o leitor.
Depois Do Texto
Formatação também é importante. O título sempre deve ser no formato H1 e os outros
devem seguir de forma decrescente com H2, H3 e assim sucessivamente. A palavra chave
deve estar presente em pelo menos dois subtítulos e deve aparecer em um total de 1% do
texto. Deve-se usar também palavras relacionadas, antônimos, sinônimos, abreviações,
expressões etc.
Fique atento também ao meta description. Ele é o que aparece na busca do Google. É
importante que o formato de 990px seja obedecido, evitando que o conteúdo fique cortado.
A palavra-chave deve estar ao máximo à esquerda. É possível usar um pedaço do próprio
conteúdo que está sendo divulgado como meta description. Para auxiliar, você pode utilizar
o Serp Simulator.
O seu slug ou url também pode ajudar a otimizar seu conteúdo. Ela deve sempre ter a
palavra-chave e não deve ter datas ou números pois é mais difícil de atualizar ou reutilizar.
Para aumentar o alcance você pode destacar o post no site. Também pode postar na página
da sua empresa nas redes sociais. Caso queira, você pode pagar para promover o
conteúdo. Se algum influenciador foi mencionado, também há a possibilidade de entrar em
contato com a pessoa mencionada e avisá-la que ela está no texto. Se ela compartilhar
pode converter muitos leitores. Divulgar internamente e incentivar a equipe a comentar e
compartilhar pode fazer a diferença. Não esqueça de contar com as pessoas a sua volta.
A Mágica Do Fator X
Por fim, quando falamos do fator X entendemos que é ele que vai diferenciar o seu
conteúdo dos demais. Porém, esse fator não existe pois não há fórmula mágica para ter
sucesso. Para realmente otimizar o seu conteúdo no buscador Google (e outros) é
necessário criar conteúdo de qualidade com frequência e consistência. Só assim você
conseguirá a relevância que está procurando.